Programa de Integridade e Compliance está sendo implantado na Paraná Edificações
13/04/2022 - 13:15

Compliance

Na terça-feira, dia 12 de abril, foi realizada a reunião de implementação do Programa de Integridade e Compliance na Paraná Edificações - PRED, autarquia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano. O evento aconteceu no Auditório do DER, com a participação da Controladoria Geral do Estado - CGE, servidores da autarquia lotados em Curitiba e representantes da Regional Noroeste.


A CGE é responsável por estabelecer as diretrizes para a implementação do Programa em todos os órgãos do Estado do Paraná, e foi representada por Paulo Aguiar Palacios e Mariane Peters Pigatto, que apresentaram o programa e as fases adotadas. Serão realizadas entrevistas com os servidores, e disponibilizados vários canais para participação, como sistema da ouvidoria, urna física e virtual.


O programa é inédito na administração pública no Brasil, e envolve a concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa, reunindo métodos e técnicas para prevenir e descobrir procedimentos irregulares e ilegais.


A aplicação da metodologia de Compliance na Paraná Edificações, assim como em todo Governo do Estado, visa aumentar a transparência das ações, aprimorar o combate à corrupção e garantir uma gestão eficiente e confiável dos recursos públicos, entregando a comunidade obras de engenharia e de serviços com qualidade e efetividade.


O Diretor Geral da Paraná Edificações, Girlei Eduardo de Lima, comenta a importância da ação. “Nós incentivamos uma cultura organizacional, pautada pela ética e honestidade, com o Programa, teremos mais ferramentas para a credibilidade e segurança nos serviços prestados, por isso, é tão importante a participação de todos”, afirmou.


A gestão está alinhando a melhor forma de apresentação do Programa, para os servidores das Regionais, que serão comunicados em breve. Na reunião, os responsáveis pelos Pilares de Integridade de Compliance, na PRED, que auxiliarão nos processos do Programa, foram apresentados:


Controle Interno: SILVIA ROSA ROLIM DE MOURA JANUARIO
Ouvidoria: DAN FELIPE ROCHA DRUMMOND AYUB
Agente de Integridade e Compliance: CÉLIA REGINA AGNER SOARES
Agente de Transparência: DÉBORA TOMASEL DOS SANTOS


Etapas e fases do Programa de Integridade e Compliance:


Identificação e classificação dos riscos;
Estruturação do Plano de Integridade;
Definição dos requisitos, como medidas de mitigação dos riscos identificados;
Elaboração de matriz de responsabilidade;
Desenho dos processos e procedimentos de Controle Interno, geração de evidências e respectiva
implementação desses processos e procedimentos;
Elaboração do Código de Ética e Conduta;
Comunicação e treinamento;
Estruturação e implementação do Canal de Denúncias;
Realização de auditoria e monitoramento;
Ajustes e retestes.

 

Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Compliance

 

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Compliance